Correio Popular Notícia


DESFILE
Cavalgada da Expojipa terá segurança reforçada

Data da notícia: 2017-06-21 09:52:23
Foto: Assessoria
O itinerário da cavalgada será o mesmo de edições anteriores

(Da Redação) A segurança na cavalgada da 38ª Expojipa, prevista para o dia 8 de julho, foi debatida em reunião convocada pelo comando da Polícia Militar de Ji-Paraná.

“As pessoas já estão habituadas com esse grande evento, mas ainda é preciso alinhar algumas ações para que tudo ocorra bem e a população possa desfrutar da cavalgada com sensação de segurança, se houver desrespeito e baderna os culpados serão responsabilizadas”, disse Ana Maria Saldanha Contijo, promotora de Justiça.

De acordo com a promotora de Justiça, com a criação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 2006, com a definição de responsabilidades, a média de acidentes reduziu drasticamente envolvendo veículos, condutores embriagados, maus-tratos a animais, poluição sonora, bloqueio de ruas, avenidas, calçadas e pequenos delitos.

“No dia da cavalgada, o cidadão de bem terá que se abster das garrafas de vidro com cerveja ou whisky. Por que depois de horas de ingestão, ela quebra e pode ser uma arma letal. As lesões que são causadas são graves, por isso dessa recomendação. Outro fator são os camarotes privados que terão horário para desligar o som, às 17horas. Tudo isso para garantir que a integridade seja salvaguardada”, declarou.

A promotora Ana Maria Contijo ressaltou ainda, que nesse caso, o interesse público prevalece sobre o privado. “Enquanto houver o som, a ingestão de bebidas alcoólicas não cessa, e em alguns casos há atitudes violentas. Referente aos camarotes privados, ao longo da avenida Brasil, em frente ao comércio, que ocupam calçadas a recomendação é que se abstenham de fazer na sexta-feira à tarde, principalmente em ambientes que necessitam de energia e gás de cozinha”, frisou.

O itinerário da cavalgada será o mesmo de edições anteriores, com início no centro no 1º distrito, seguindo pela avenida Transcontinental, passando pela BR-364, rua Martins Costas, avenida Brasil, descendo pela T-20 e finalizando no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. O desfile de cavaleiros e amazonas ocorre quatro dias antes da festa prevista para 12 a 16 de julho.

“Aqui é uma junção de todos os órgãos responsáveis pela segurança da Expojipa. Todos unidos com um único objetivo: garantir uma cavalgada segura e ordeira em Ji-Paraná. Como nós utilizamos vias públicas, estamos pactuando o que é de responsabilidade de cada ente envolvido para que nossa cavalgada continue sendo a maior do Norte do país e a mais tranquila também”, afirmou Sérgio Ferreira, presidente da ARR.
Neste ano, o 2ª Batalhão da Policia Militar vai reforçar a segurança com patrulhamento aéreo, duas tropas de choque, polícia montada e policiamento ostensivo. Trabalho que será realizado em parceria com as policias Civil, Ambiental, Rodoviária Federal, Corpo Bombeiros e Autarquia Municipal de Transito e Transportes.

Da reunião participação representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Associação Rural de Rondônia (ARR), Poder Judiciário, Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) e policias Civil, Rodoviária Federal, Ambiental e Corpo de Bombeiros.

Fonte: Wilson Neves






Noticia vista 1135 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.